FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Para os sócios de ClubeD Selection, trouxemos dois surpreendentes vinhos do Velho Mundo. Com dois rótulos elaborados pela vinícola Casale del Giglio, que está situada na região do Lazio, no centro da Itália e desde 1985 possuem mais de 60 vinhedos experimentais. A vinícola remonta castas que são autóctones do país e que são raramente encontradas em outros países produtores, como o primeiro rótulo. Elaborado a partir da casta Cesanese safra 2021, autóctone da Itália, traz na taça um vinho de coloração rubi, intenso e encorpado e no olfato espere notas de frutas pretas em geleia, ameixa, amora, mirtilo, além de especiarias doces e notas mentoladas. Já no paladar, os taninos firmes da casta são bem expressivos e balanceados pela acidez. Ideal para acompanhar carnes como pernil de porco ou bisteca fiorentina. Para compor a seleção, da mesma região, trouxemos um merlot, safra 2021 com muita característica do terroir, demonstrando na taça a coloração rubi e aromas de frutas pretas maduras, como ameixa e cereja azeda, além de ervas e especiarias. Já no paladar uma acidez envolvente e taninos finos, ideal para acompanhar um delicioso prato de espaguete á matriciana.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propaganda conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Itália | Tinto | 750ml
País Itália
Região Lázio
Vinícola Casale del Giglio
Uva Merlot
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril 08-12 meses + 180 dias em garrafa
Tempo de guarda Sem informação
Teor Alcoólico 14,5%
Temperatura 13 - 16°C
Espaguete à matriciana, pizza margheritta, risoto 4 queijos, penne com filé, lasanha, cogumelos recheados ocm queijo parmesão, almôndega e espaguete e tábua de frios.
Elaborado pela Casale del Giglio, que está situada na região do Lazio, no centro da Itália. A vinícola que desde 1985 possuem mais de 60 vinhedos experimentais. A vinícola remonta castas que são autóctones do país e que são raramente encontradas em outros países produtores, como o primeiro rótulo. O líquido é elaborado com a casta merlot,demonstrando muita característica do terroir, na taça a coloração rubi e aromas de frutas pretas maduras, como ameixa e cereja azeda, além de ervas e especiarias. Já no paladar uma acidez envolvente e taninos finos, ideal para acompanhar um delicioso prato de espaguete á matriciana.
Itália | Tinto | 750ml
País Itália
Região Lázio
Vinícola Casale del Giglio
Uva Cesanese
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril Sem passagem
Tempo de guarda 2 anos
Teor Alcoólico 13,5%
Temperatura 14° a 18°
Bisteca Fiorentina, risoto de parmesão e presunto cru, tábua de charcutaria com breasola, carnes de caça, bolinho de javali e cremes.
A vinícola Casale del Giglio está situada na região do Lazio, no centro da Itália e desde 1985 possuem mais de 60 vinhedos experimentais. Um dos grandes trabalhos é trazer as castas que são autóctones do país e que são raramente encontradas em outros países. Elaborado a partir da casta Cesanese, autóctone da Itália, traz na taça um vinho de coloração rubi, intenso e encorpado e no olfato espere notas de frutas pretas em geleia, ameixa, amora, mirtilo, além de especiarias doces e notas mentoladas. Já no paladar, os taninos firmes da casta são bem expressivos e balanceados pela acidez. Ideal para acompanhar carnes como pernil de porco ou bisteca fiorentina.