FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Olá assinante ClubeD Classic, sua seleção deste mês está com dois vinhos surpreendentes!
Elaborados no velho mundo, o primeiro rótulo é da região portuguesa do Dão. Incrível Seleção do Enólogo leva as castas Tinta Roriz, Jaen e Tinta Pinheira, autóctones do país, e seu amadurecimento por 8 meses em cubas de cimento e barricas de carvalho entregam ainda mais corpo e leveza para este vinho. Na taça, surpreendentes aromas e frutas vermelhas sobremaduras e toque mineral a harmonização perfeita será costela ao forno com batatas ou farofa de bacon. Já o outro rótulo, é elaborado pela Bodegas Santa Julia, que tem a frente Julia Zuccardi! Os vinhedos orgânicos, o primeiro com essa certificação no país, estão fincados em Mendoza na Argentina e este vinho leva as castas Tempranillo e Malbec. Na taça ele apresenta a coloração rubi intensa e aromas de frutas pretas sobremaduras e especiarias. Já no paladar possui taninos muito bem equilibrados. Ideal para harmonizar com pratos do final do ano como costelinha de porco e filé com bacon.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, WSET 3 e MBA em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Argentina | Tinto | 750 ml
País Argentina
Região Mendoza
Vinícola Bodega Santa Julia
Uva Tempranillo, Malbec
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Meio seco
Passagem por barril Sem passagem
Tempo de guarda .
Teor Alcoólico 13%
Temperatura 15-16°C
Macarrão com bolonhesa, pizza de calabresa, costelinha de porco ao molho barbecue, risoto de filé com gorgonzola, churrasco com carnes vermelhas, fondue de carne e tábua de frios.
Innovación é elaborado pela Bodegas Santa Julia, que tem a frente Julia Zuccardi. Sempre demonstrando muita preocupação em como a terra é manejada, cuidando do meio ambiente, foi a primeira vinícola a certificar seus vinhos como orgânicos em 1999. O rótulo Innovación é elaborado com as castas Tempranillo e Malbec, em Mendoza na Argentina. Sua coloração rubi intensa e aromas de frutas pretas sobremaduras, especiarias e toque defumado, além de um paladar equilibrado com muito corpo é ideal para harmonizar com pratos típicos do país, como a parilla e as empanadas de carne.
Portugal | Tinto | 750 ml
País Portugal
Região Dão
Vinícola Silgueiros
Uva Tinta Roriz, Jaen, Tinta Pinheira
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril 8 meses em barricas de carvalho
Tempo de guarda .
Teor Alcoólico 12,50%
Temperatura 15-16°C
Risoto de filé com gorgonzola, creme de cogumelos com queijo parmesão, lasanha à bolonhesa, pizza de filé, pizza de calabresa, entrecôte grelhado, massa ao molho vermelho, polpetone e picanha assada.
O rótulo é elaborado em uma das regiões mais antigas de Portugal, o Dão. O líquido é elaborado com as uvas Tinta Roriz, Jaen e Tinta Pinheira e possui amadurecimento de 8 meses em cubas de cimento. Na taça é intenso, com aromas de frutas vermelhas sobremaduras e leve toque mineral, já o paladar é leve e aromático.