FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Para os sócios de ClubeD de dezembro, selecionamos dois vinhos super especiais para ter na adega, com grande potêncial de envelhecimento. O primeiro rótulo é elaborado na região de Tokaj, na Hungria. Terra dos grandes vinhos doces, trouxemos um varietal elaborado com a casta furmint, uma das principais castas da região. Carpinus é premiado com bronze no Decanter e traz na taça a coloração amarelo com reflexos esverdeados e impressionantes aromas de frutas de polpa amarela, toque floral e resinoso. Já no paladar, traz uma refrescante acidez, tradicional da casta e ideal para harmonizar com os pratos festivos desta estação do ano.
Para compor a sua seleção, trouxemos o Mariposa Reserva Dão D.O.C., elaborado ao Sul do Douro, na região mais antiga de Portugal. Quinta da Mariposa traz o melhor da região, com o blend composto pelas castas touriga nacional, alfrocheiro e tinta Roriz.O líquido possui passagem de 12 meses em barricas de carvalho de 225litros e 550 litros, conferindo notas de frutas azedas como cereja e cassis, além de jabuticaba, coco e baunilha. No paladar, traz intensos taninos equilibrados com uma deliciosa acidez. Uma curiosidade é que as remontagens são feitas por “pisa a pé”, uma técnica muito comum e histórica no país. Aconselhamos a decantação de 30 minutos antes de ser apreciado com carnes vermelhas grelhadas ou tábua de charcutaria e queijos de massa dura.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propaganda conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Hungria | Branco | 750 ml
País Hungria
Região Tokaj
Vinícola Carpinus Winery
Uva Furmint
Tipo de Vinho Branco
Classificação Meio seco
Passagem por barril sem passagem
Tempo de guarda 06 anos
Teor Alcoólico 12%
Temperatura 08-10°C
Peru e arroz com amêndoas e risotos
Elaborado na região de Tokaj, na Hungria. Terra dos grandes vinhos doces, trouxemos um varietal elaborado com a casta furmint, uma das principais castas da região. Carpinus é premiado com bronze no Decanter e traz na taça a coloração amarelo com reflexos esverdeados e impressionantes aromas de frutas de polpa amarela, toque floral e resinoso. Já no paladar, traz uma refrescante acidez, tradicional da casta e ideal para harmonizar com os pratos festivos desta estação do ano.
Portugal | Tinto | 750 ml
País Portugal
Região Dão D.O.C.
Vinícola Quinta da Mariposa
Uva Touriga nacional, trincadeira e alfrocheiro
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Meio seco
Passagem por barril 12 meses em barricas
Tempo de guarda 06 anos
Teor Alcoólico 12%
Temperatura 15-16°C
Arroz a grega, risoto, creme de cogumelos, carnes curadas, dry-aged, costelinha de porco, charcutaria, massas e pizzas.
O vinho Mariposa Reserva Dão D.O.C., elaborado ao Sul do Douro, na região mais antiga de Portugal. Quinta da Mariposa traz o melhor da região, com o blend composto pelas castas touriga nacional, alfrocheiro e tinta Roriz. O líquido possui passagem de 12 meses em barricas de carvalho de 225 litros e 550 litros, conferindo notas de frutas azedas como cereja e cassis, além de jabuticaba, coco e baunilha. No paladar, traz intensos taninos equilibrados com uma deliciosa acidez. Uma curiosidade é que as remontagens são feitas por “pisa a pé”, uma técnica muito comum e histórica no país. Aconselhamos a decantação de 30 minutos antes de ser apreciado com carnes vermelhas grelhadas ou tábua de charcutaria e queijos de massa dura.