FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Dois grandes vinhos para se ter na adega, assim é a seleção do Selection deste mês. O primeiro vinho é elaborado pela premiada vinícola biodinâmica e orgânica Avignonesi, na região de Montalcino, Toscana, Itália. O Rosso di Montalcino D.O.C. é a denominação de origem a vinhos mais frutados e jovens que os Brunellos di Montalcino D.O.C.G., da mesma região. O líquido do Avignonesi, é elaborado 100% da casta sangiovese e passa 6 meses em barricas de carvalho esloveno e 3 meses em bottes, grandes barris de carvalho. Espere na taça a coloração rubi com reflexos granada, de baixa intensidade tradicional da casta. No olfato notas de frutas vermelhas sobremaduras como morangos e framboesas, além de notas de carnes curada, especiarias doces e folhas secas. No paladar, a acidez envolvente esperada é super bem equilibrada com os taninos finos e intensos. Harmonize com uma deliciosa pizza napolitana. Já o outro rótulo, Delphis de La Dauphine é elaborado na região de Fronsac, Bordeaux, França. A região é reconhecida pela qualidade dos seus vinhos, que se comparam as de grandes regiões vizinhas, como Médoc, Pomerol e Saint-Émilion. O líquido é elaborado 100% de merlot, apresentando visual rubi, com reflexos púrpuras de média intensidade. No olfato, espere notas de frutas pretas maduras, além de grafite, alcaçuz, baunilha e mentolado. Já no paladar, espere taninos envolventes com ótima acidez. Aconselhamos decantar para uma melhor apreciação olfativa e gustativa. Deguste acompanhando pratos com carnes de caça, ou pizza de brie e presunto cru.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Itália | Tinto | 750ml
País Itália
Região Toscana
Vinícola Avignonesi
Uva Sangiovese
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril 9 meses
Tempo de guarda 6 anos
Teor Alcoólico 13%
Temperatura 14° - 18°C
Carnes vermelhas: Boeuf Bourguignon, Aves assadas; Massas e molhos: Molhos de ervas finas, molhos pesto; Risotos: Aspargos e Camembert ou de Manjericão e Tomates frescos. Queijos: Gruyère, Brie e Caprinos.
Este é o mais jovem do trio Sangiovese da renomada vinícola Italiana Avignonesi. Brilhante e fresco é uma excelente opção para quem está buscando conhecer os vinhos da região de Montepulciano. Levemente envelhecido em carvalho, é perfeito para harmonizar com "antepastos". No verão é delicioso por conta própria e pode ser servido levemente refrigerado. Um exemplar que em taça apresenta uma tonalidade média na cor rubi, enquanto no aroma encontra-se frutas vermelhas frescas, com um toque de especiarias doces. No paladar um tom elegante com taninos aveludados, redondos e persistentes. Os pratos que irão harmonizar com o Avignonesi Rosso di Montepulciano são as massas com molhos à base de carnes, queijos curados e presunto cru.
França | Tinto | 750ml
País França
Região Fronsac
Vinícola CHATEAU DAUPHINE
Uva Merlot
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril Sem Passagem
Tempo de guarda 03 anos
Teor Alcoólico 14%
Temperatura 14° - 18° C
Rosbife, espaguete ao ragu de ossobuco, penne ao pesto, lasanha de carne, ratatouille, coq au vin e tábua de charcutaria e queijos.
Elaborado na renomada sub-região de Fronsac, Bordeaux, França. A mesma traz vinhos que são comparados aos da grandes regiões, como Médoc, Pommerol e Saint-Émilion. O líquido é elaborado 100% de merlot, e não conta com passagem em barricas de madeira. No visual apresenta coloração rubi intensa, com aromas de frutas sobremaduras, como ameixa preta e cereja, além de grafiti, madeira, toffe e especiarias como cravo e baunilha. No paladar os taninos são envolventes e a acidez equilibrada.