FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Os sócios doClubeD selectiondeste mês poderão aproveitar em primeira mão dois rótulos únicos. Elaborados pela Bodegas José Maria da Fonseca, levam no rótulo a assinatura do Enólogo, Domingos Soares Franco, que traz vinhos únicos em uma linha chamada Coleccção Privada. Com garrafas numeradas, o primeiro vinho é elaborado com a casta autóctone portuguesa, Touriga Francesa, safra 2017, da região de Península de Setúbal. O líquido possui vinificação em lagar de inox e não passa por madeira, afim de entregar toda a tipicidade da casta na taça. Sua coloração é rubi intenso com aromas de ameixas e cerejas em compota, além de notas de especiarias, como anis estrelado, cardamomo e alcaçuz. No paladar demonstra taninos com garra e uma acidez equilibrada, um vinho gastronômico, ideal para acompanhar pratos com carnes vermelhas ou de caça. O outro rótulo DSF, safra 2020, é elaborado no Alentejo e traz a casta Grand Noir. A uva é um hibrido da Petit Bouchet e Aramond Noir e foi recuperada da extinção no século XX, por um vinhedo experimental na Toscana, Itália. Seu visual é rubi intenso, traz lágrimas intensas e com cor, demonstrando intensidade, no olfato notas de licor de cassis, caixa de charuto, toffe, cacau e caramelo, de média intensidade. No paladar, traz taninos finos, balanceados com a acidez.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Portugal | Tinto | 750 ml
País Portugal
Região Península de Setúbal
Vinícola José Maria da Fonseca
Uva Touriga Francesa
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Sem Informação
Passagem por barril Sem passagem
Tempo de guarda 06 anos
Teor Alcoólico Sem Informação
Temperatura 13 - 16°C
Arancini, risoto de queijo com filé, bolinho de feijoada, atum com crosta de panko, pizza 4 qeijos, espaguete ao molho gorgonzola e tábua de charcutaria e queijos.
Um vinho surpreendente, assim é o rótulo DSF de Touriga Francesa. Sem passagem por madeira, entrega toda a tipicidade da casta, com intensidade aromática, no paladar irá surpreender, trazendo acidez e taninos aveludados.
Portugal | Tinto | 750 ml
País Portugal
Região Peninsúla Setúbal
Vinícola José Maria da Fonseca
Uva Grand Noir
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Sem Informação
Passagem por barril Sem passagem
Tempo de guarda 05 anos
Teor Alcoólico Sem Informação
Temperatura 13 - 16°C
Carré de porco, carré de cordeiro, stinco com polenta mole, risoto de ossobuco, tábua de frios com presunto cru, breasola e copa e queijos maturados, lasanha 4 queijos, cogumelos grelhados e entrecôte braseado
A uva Grand Noir é uma hibrida recuperada da extinção no século XX, por um vinhedo experimental na Toscana, Itália. Foi em Portugal na região do Alentejo que trouxe todo o seu potencial. No visual é rubi intenso, traz lágrimas intensas e com cor, demonstrando intensidade, no olfato notas de licor de cassis, caixa de charuto, toffe, cacau e caramelo, de média intensidade. No paladar, traz taninos finos, balanceados com a acidez.