FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Para a sua seleção ClubeD Selection deste mês trouxemos dois vinhos extraordinários elaborados nos principais terroirs do mundo. O primeiro vinho é elaborado pela Bodegas Bianchi, que tem como suas raízes a família, sempre focados na inovação na elaboração dos vinhos, tanto nas regiões do Vale do Uco como em San Rafael. O rótulo Bianchi Benvenuto de La Serna Malbec é elaborado no Vale do Uco, reconhecido como um dos melhores terroir de Mendoza, devido ao seu solo e clima perfeito. Com vinhedos localizados no sopé das montanhas do Andes, propiciando tardes quentes e noites frescas, com um clima continental quente. As poucas chuvas no país, fazem com que os rios como o Tunuyan, seja a fonte principal para a irrigação dos vinhedos. O rótulo é elaborado com a casta Malbec de vinhas velhas, onde o rendimento de 2 plantas são uma garrafa de vinho. Na taça a coloração rubi e deliciosos aromas de frutas pretas azedas como cerejas, além de ameixas, cacau e toffe, além de especiarias doces como baunilha vindas do seu envelhecimento em barricas de carvalho francês. Ideal para harmonizar com pratos que tenham carnes de caça ou carnes vermelhas de longa cocção. Para complementar esta seleção, trouxemos o rótulo branco Peter Zemmer Müller Thurgau. Elaborado pela vinícola Peter Zemmer, que foi fundada em 1928 com vinhedos localizados em Cortina, nas terras baixas do Alto Ádige, Itália. A vinícola familiar, possui o terroir ideal para os vinhos brancos de alta qualidade, devido as condições climáticas do terroir. Uma região com extremos topográficos e climáticos, onde as vinhas são plantadas nas íngremes colinas do vale, o clima ameno e muitas horas de exposição ao sol oferecem o amadurecimento perfeito as uvas. A casta utilizada aqui é a Müller-Thurgau, que foi criada pelo Dr. Herman Müller e é um cruzamento entre as castas Riesling e Madeleine Royal, muito disseminada na Alemanha aqui traz um caráter fresco com aromas de frutas como pera e melão além de notas de flores brancas, já no paladar a acidez é super refrescante. Ideal para harmonizar com fondue de queijos ou comidas asiáticas.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propaganda conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Argentina | Tinto | 750 ml
País Argentina
Região Vale do Uco, Mendoza
Vinícola Bianchi
Uva Malbec
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril 12 meses em carvalho francês
Tempo de guarda 07 anos
Teor Alcoólico 14,80%
Temperatura 16-17°C
Ragu de ossobuco com polenta mole, carnes de caça grelhadas, espaguete com molho de codorna, nhoque com filé, filé com crosta de pimenta do reino.
Benvenuto La Serna é um Malbec único, elaborado pela Bodegas Bianchi, que há mais de 90 anos está situada no terroir de San Rafael em Mendoza, Argentina. O Rótulo Benvenuto de La Serna é uma homenagem ao nome da finca Benvenuto, no Vale do Uco, onde os vinhedos com cerca de 30 anos estão localizados. As vinhas possuem um rendimento de 02 plantas para uma garrafa além de uma altitude de 1.300m de altitude. O líquido é elaborado 100% com a casta Malbec, de single vineyard e 50% do vinho passa 12 meses em barricas de carvalho francês.
Itália | Branco | 750 ml
País Itália
Região Alto Adige
Vinícola Peter Zemmer
Uva Müller Thurgau
Tipo de Vinho Branco
Classificação Seco
Passagem por barril Sem passagem
Tempo de guarda 03-05 anos
Teor Alcoólico 12,50%
Temperatura 10–12°C
Risoto de aspargos com filé de porco, nhoque ao molho bechamel, espaguete com filé e gorgonzola, pizzas vegetarianas, frango à cordon Bleu, filé de peixe assado com batatas, bruschettas, tapas espanholas e tábua de frios.
Este delicioso vinho é elaborado a partir da casta Müller Thurgau na região italiana do Alto Adige. Na taça traz a coloração amarelo esverdeado e aromas de frutas de polpa amarela e flores. Já no paladar é saboroso e equilibrado.