FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Para os assinantes de ClubeD Selection deste mês, selecionamos dois envolventes italianos. O primeiro é elaborado pela grande vinícola Enoitalia, na região de Valpolicella. O líquido é elaborado a partir do blend das castas corvina, rondinella e corvinone e utiliza o método Ripasso, que significa “passar de novo”. Esta técnica consiste em passar as cascas das uvas de Amarone, dentro do líquido do Valpolicella na segunda fermentação, aportando mais complexidade ao líquido final. O premiado vinho Aristocratico, conta com o visual rubi, com aromas de frutas pretas em geleia, como amoras, cerejas e ameixas, além de floral e especiarias. No paladar, taninos envolventes e uma acidez vibrante. Harmonize este vinho com sorrentinos ao sugo. Para compor a seleção, trouxemos da região do Langhe, o Borgo Reale. O líquido é elaborado a partir da casta emblemática do Piemonte, a Nebbiolo. Na taça traz o visual rubi com reflexos granada, já no olfato espere notas de flores e frutas vermelhas maduras como cerejas, especiarias como anis estrelado, além de notas terrosas e couro. No paladar, taninos marcados e acidez envolvente tradicional da casta. Harmonize com entrecôte grelhado.
.Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Itália | Tinto | 750ml
País Itália
Região Valpolicella
Vinícola Enoitalia
Uva Corvina, Corvinone e Rondinella
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril sem passagem
Tempo de guarda 06-07 anos
Teor Alcoólico 13,5%
Temperatura 16 - 20°C
Sorrentinos ao sugo, massa ao molho vermelho, pizzas, risotos de queijos, tábua de frios e lasanhas
O vinho Aristocrático é elaborado na famosa reigão do Vêneto, Itália. O líquido é elaborado a partir do blend das castas corvina, rondinella e corvinone e utiliza o método Ripasso, que significa “passar de novo”. Esta técnica consiste em passar as cascas das uvas de Amarone, dentro do líquido do Valpolicella na segunda fermentação, aportando mais complexidade ao líquido final. O premiado vinho Aristocratico, conta com o visual rubi, com aromas de frutas pretas em geleia, como amoras, cerejas e ameixas, além de floral e especiarias. No paladar, taninos envolventes e uma acidez vibrante.
Itália | Tinto | 750ml
País Itália
Região Langhe D.O.C
Vinícola Borgo Reale
Uva Nebbiolo
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril 18 meses em barrica
Tempo de guarda 06-07 anos
Teor Alcoólico 13%
Temperatura 16 - 20°C
Carré de cordeiro grelhado, ragu de ossobuco com polenta mole, espaguete ao molho vermelho, pizza napoletana, risoto de carne seca, Tortéi ao sugo, creme de cogumelos e tábua de charcutaria e queijos como parmesão.
Cantine del Borgo Reale é localizado na região do Langhe, Piemonte. Vizinho de grandes vinhos como Barolo, este nebbiolo traz a máxima expressão da casta, com a coloração granada, aromas de frutas pretas em compota e notas balsâmicas. No paladar uma acidez expressiva e taninos envolventes.