image_background
Jô Barros

FLÁVIA ROSA MATTÉ

DICA DA SOMMELIÉRE

Uma seleção com dois grandes vinhos italianos pontuados, assim é a seleção do Selection do mês de novembro. Com a chegada do final do ano, as delicias gastronômicas típicas destas datas como o pernil ao molho agridoce, pavê de chocolate além é claro do panettone de frutas secas, aparecem e é claro que essa seleção foi escolhida a dedo para harmonizar com as festas de final de ano. Os rótulos são elaborados na região da Puglia, também conhecida como Apulia, que fica ano sul da italia, no salto da bota como é chamada carinhosamente a Itália.

Os dois vinhos possuem o mesmo nome, Capo Zefferano, o primeiro é elaborado com a casta Primitivo, na sub-região de Manduria, por isso o nome Primitivo di Manduria. Uma curiosidade é que primitivo é também conhecida como Zinfandel nos Estados unidos.

Espere um vinho com alta intensidade, trazendo notas olfativas de frutas pretas em geleia, como amora, mirtilo, e cereja, além de tabaco e toffe, já que ele possui uma passagem por madeira, vamos encontrar também um toque de especiarias.

O outro rótulo desta seleção é elaborado a partir do blend das castas negroamaro, merlot e primitivo, e as uvas são pacificadas em esteiras dentro de grandes salas. Daí vem o nome do vinho, apassimento, ou seja “murchamento” na tradução literal. Esta técnica é muito utilizada na Itália, mas também em outros países como a França com o nome de passerilage. Ela confere ao vinho muito mais corpo, intensidade aromática, uma textura macia e um eventual dulçor ( devido a concentração de açúcar), você irá notar notas de frutas pretas em compota, frutas secas como figo e tâmara além de especiarias doces.



Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos esteve presente no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propaganda conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Vinho Cappo Zafferano Apassimento Puglia I.G.T.
Negroamaro, Primitivo, Merlot
Vinho Capo Zafferano Primitivo di Manduria D.O.C.
Primitivo

Itália | Tinto | 750ml

País Itália

Região Apulia

Vinícola Progetti Agricoli SRL

Características

Uva Negroamaro, Primitivo, Merlot

Tipo de Vinho Tinto

Classificação Meio seco

Passagem por barril Estágio em barrica

Tempo de guarda 06 anos

Teor Alcoólico 14,5%

Temperatura 16-17°C

Harmonização

Comida turca, pizzas rústicas, calsones, carré de cordeiro, massa ao molho de carnes de caça com condimentos, tábua de charcutaria, stinco com polenta mole, risoto de parmesão com pimenta do reino e brie folhado com filé.

Descrição

Cappo Zafferano é elaborado na região dda Puglia, também conhecida como o Salto da Bota. Seu clima seco, mediterrânico e com brisas oceânicas, dão origem a vinhos reconhecidos mundialmente pelas suas características olfativas adocicadas.

Itália | Tinto | 750ml

País Itália

Região Manduria, Apulia

Vinícola Progetti Agricoli SRL

Características

Uva Primitivo

Tipo de Vinho Tinto

Classificação Seco

Passagem por barril Estágio em barrica

Tempo de guarda 06 anos

Teor Alcoólico 14,5%

Temperatura 16-17°C

Harmonização

Burrito ao pastor, Bruschettas com charcutaria, molho intensos com queijos curados.

Descrição

Elaborado na região italiana de Manduria, Puglia. Este primitivo traz toda a tipicidade da casta, entregando um vinho com notas de licor de cassis, ou jabuticaba, além de caixa de charuto e especiarias como baunilha, cardamomo, e alcaçuz. No paladar taninos estruturados e acidez envolvente. 




© Divvino - Rod. BR 101, s/n Km 156,5 Sala 01 Porto Belo, SC - CEP 88210-000 - CNPJ 83.646.984/0069-06.
Se beber, não dirija. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.