FLÁVIA ROSA MATTÉ
DICA DA SOMMELIÉRE
Uma seleção com dois grandes rótulos para compor a sua adega. O primeiro rótulo é elaborado pela Castello Romitório. Localizada na região toscana de Montalcino, na Itália, o castelo onde abriga a vinícola já foi fortaleza, monastério, refugio, celeiro de animais e laboratório de arte. fundada em 1984 por Sandro Chia e Em 2006, o filho de Sandro, Filippo Chia, deu início ao segundo capítulo da história do Castello Romitório, com a moderna adega e os vinhedos que cercam a vinícola, dão origem a estes emblemáticos vinhos. Os rótulos da vinícola são desenhados pelo artista Sandro Chia, como este Brio. A obra de arte, que representa este rótulo, está localizada na sala de jantar principal sala da vinícola, e está repleta de símbolos arcaicos e oníricos. O tabuleiro de xadrez é um símbolo da existência, o violino representa o som das almas, o relógio expressa o círculo da vida, a transcendência do tempo, mas também ordem e estrutura. Elaborado com a casta Sangiovese, este vinho é complexo, persistente, com ótima intensidade, ideal para acompanhar rigatoni com ragu de carne.
Para compor a seleção, trouxemos o francês Chateau La Reserve, a vinícola esta construída em torno de uma bela casa que remonta ao século XVI, localizada na região francesa de Entre-Deux-Mers, em Bordeaux. Abrange mais de 300 hectares de vinha em uma localização excepcional, principalmente nas encostas argilo-calcárias viradas a sul, que chegam a atingir 110 metros acima do nível do mar. O líquido leva as castas Merlot e Cabernet Sauvignon, com passagem de 12 meses em barrica de carvalho. Na taça apresenta cor púrpura, com aromas de frutas pretas em compota e especiarias, como baunilha e alcaçuz. Já no paladar é envolvente e intenso, harmonizando perfeitamente com carré de cordeiro grelhado e cogumelos.
Veja um pouco mais sobre estes dois rótulos em nosso canal no YouTube aqui.
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, WSET 3 e MBA em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!
Itália | Tinto | 750 ml
País Itália
Região Toscana
Vinícola Castello Romitório
Uva Sangiovese
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril Sem passagem
Tempo de guarda .
Teor Alcoólico 13,50%
Temperatura 15-16°C
Risoto de ossobuco, cuscuz marroquino, pizza calabresa, calzone, bruchetta marguerita, espaguete ao sugo, polenta mole com molho bolonhesa, tábua de frios, sanduiche de ciabata com presunto cru.
A Castelo Romitório está localizada na região toscana de Montalcino, na Itália. O castelo onde abriga a vinícola já foi fortaleza, monastério, refúgio, celeiro de animais e laboratório de arte. A vinícola foi fundada em 1984 por Sandro Chia e em 2006, o filho de Sandro, Filippo Chia, deu início ao segundo capítulo da história do Castello Romitório, com a moderna adega e os vinhedos que cercam a vinícola, dão origem a estes emblemáticos vinhos.
Alguns dos rótulos da vinícola são desenhados pelo artista Sandro Chia, como este Brio. A obra de arte está localizada na sala de jantar principal sala do Castello Romitorio, Montalcino e está repleta de símbolos arcaicos e oníricos. O tabuleiro de xadrez é um símbolo da existência, o violino representa o som das almas, o relógio expressa o círculo da vida, a transcendência do tempo, mas também ordem e estrutura. O líquido, elaborado com a Sangiovese, é complexo, persistente, com otima intensidade.
França | Tinto | 750 ml
País França
Região Entre-Deux-Mers
Vinícola Maison Le Star
Uva Merlot, Cabernet Sauvignon
Tipo de Vinho Tinto
Classificação Seco
Passagem por barril 12 meses em barricas
Tempo de guarda .
Teor Alcoólico 14,50%
Temperatura 15-16°C
Penne com ragu de pato, rondelli de presunto cru e queijo, creme de baroa com bacon, risoto de carne de panela, pizzas, calzones, tábua de frios e queijos.
A belíssima construção do Chateau Cazeau, esta construída em torno de uma bela casa que remonta ao século XVI. Está localizada na região francesa de Entre-Deux-Mers, onde cerca de 300 hectares de vinhas em uma localização excepcional, principalmente nas encostas argilo-calcárias viradas a sul, que chegam a atingir 110 metros acima do nível do mar.
O Blend é composto com as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, com passagem de 12 meses em barrica de carvalho. Na taça é rubi, com aromas de frutas pretas maduras e notas tostadas, com ótima persistência.